Como usar vinagre de maçã na dieta: dicas e cuidados

0
192
Republicado de sajnoticia.com.br

Ao ouvir sobre os benefícios que o vinagre de maçã pode trazer ou escutar que o ingrediente pode ajudar a perder peso, algumas pessoas saem correndo atrás dele. Mas, antes de tudo, é preciso conhecê-lo melhor, entender se ele faz tudo isso mesmo e saber como usar.

O vinagre de maçã realmente ajuda a emagrecer?

Há estudos que sugerem que há benefícios do consumo regular do vinagre de maçã com relação ao emagrecimento, como ajudar a ter uma maior saciedade. Além disso, ele pode auxiliar na sensibilização da insulina, ou seja, a responder melhor aos efeitos do hormônio.

A saber, o oposto da sensibilidade à insulina é a resistência à insulina, condição que faz o pâncreas produzir mais do hormônio. Alguns dos possíveis sintomas da resistência à insulina são o aumento da fome e o ganho de peso na região da barriga.

Entretanto, atenção: o vinagre de maçã não é um ingrediente milagroso, que vai fazer os quilos desaparecerem em um passe de mágica. Não adianta apenas usar o vinagre, é preciso que haja todo um conjunto de esforços em prol do objetivo.

Enquanto usar o vinagre de maçã pode dar uma forcinha, isso não elimina a necessidade de seguir toda uma dieta voltada ao emagrecimento.

Ao mesmo tempo, praticar atividades físicas, dormir bem, evitar bebidas alcoólicas e tomar bastante água também são estratégias bem importantes para perder peso.

Lembre-se que o emagrecimento é um processo composto por várias etapas e táticas, que juntas podem trazer bons resultados ao longo do tempo. Fazer apenas uma coisinha ou outra não trará os resultados desejados.

O vinagre e a pressão arterial

Alguns estudos também sugerem que o vinagre de maçã pode ajudar em relação à pressão arterial. O que ocorre é que ele pode estimular a diurese (produção e eliminação da urina), algo que pode melhorar a pressão para algumas pessoas. Mas, não para todas.

Assim, novamente, alertamos que o ingrediente não faz milagres. Ele não vai ser a solução para um quadro de pressão alta e jamais pode substituir o medicamento e o restante do tratamento indicados pelo médico para controlar a hipertensão.

Fazer isso pode ser bem perigoso, pois uma pressão alta sem o tratamento correto gera graves complicações. Portanto, se você sofre com a hipertensão, não deixe de conversar com o seu médico para verificar se o vinagre de maçã realmente pode auxiliar o seu caso em particular.

Como usar o vinagre de maçã

Normalmente, quando se fala em usar o vinagre de maçã, muitos pensam em diluir uma colher do ingrediente na água e tomar pela manhã, em jejum. Mas você não tem que necessariamente fazer isso.

Aliás, não é preciso ingerir uma colher de sopa de vinagre com água de uma vez. Isso porque os benefícios são até mais interessantes quando o consumo é dividido ao longo do dia. Além disso, há outras formas de usar o vinagre de maçã, que são mais fáceis e agradáveis de ingerir.

Por exemplo, você pode utilizar o produto para temperar suas saladas, fazer um molho tipo vinagrete ou colocar um fiozinho por cima da sopa. Além disso, dá para adicionar o vinagre de maçã até mesmo no suco verde.

Gastrite, refluxo e úlcera

Quem tem esses problemas pode ficar com o pé atrás quanto ao uso do vinagre de maçã, com o receio de não tolerar bem o ingrediente.

Tomar vinagre de maçã com água de manhã em jejum pode realmente ser complicado para essas pessoas, pois neste período de estômago vazio ele pode ser ácido demais.

Assim, nesses casos, a alternativa seria usar o vinagre de maçã na refeição com salada, sopa ou suco, junto de alimentos que possam melhorar a tolerância a ele.

No entanto, isso não é garantia de sucesso. A reação varia de pessoa para pessoa e algumas podem sentir gastrite, refluxo ou úlcera mesmo ao usar o ingrediente desse modo.

Portanto, para quem tem esses ou outros problemas de saúde preexistentes, o ideal é consultar o médico e/ou nutricionista para verificar se pode usar o vinagre de maçã e como o produto deve ser utilizado para evitar que ocorram reações adversas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui