Circuito Cultural Promove Luta Contra a LGBTfobia em Manaus

0
343

 

Dia Internacional do Combate à Homofobia, Bifobia e Transfobia será celebrado no dia 17 de maio

Instituído após a exclusão da homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1990, o Dia Internacional do Combate à Homofobia, Bifobia e Transfobia será celebrado no dia 17 de maio. Em comemoração à essa data, o Fórum LGBTAM realizará, nesta sexta-feira (17/05), o Circuito Cultural de Luta Contra a LGBTfobia, a partir das 17h, na Praça da Saudade, zona sul de Manaus.

Este evento tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de combater o preconceito e promover a igualdade de direitos para todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero. A programação incluirá uma série de atividades, como apresentações culturais, incluindo performances de drag, Ballroom, DJs, e depoimentos de pessoas LGBTQIA+.

A celebração do Dia Internacional do Combate à LGBTFobia em Manaus reflete o compromisso da cidade com a promoção da igualdade e do respeito a todas as pessoas. O evento é organizado por coletivos de organizações locais, com o apoio da Prefeitura Manaus e Governo do Amazonas.

No mesmo dia pela manhã, haverá um outro evento organizado pelo BANZEIRO – Grupo de Estudos e Pesquisas de Gênero, Saúde Mental e Lutas Sociais na Amazônia, do Departamento de Serviço Social da UFAM (DSS/UFAM), em parceria com o Laboratório de Desenvolvimento Humano e Educação, da Faculdade de Psicologia da UFAM (LADHU/FAPsi/UFAM).

Com o tema “Enfrentar, Resistir e Construir Saúde Mental LGBTQIA+”, a intervenção alusiva ao Dia Mundial e Nacional de Enfrentamento à LGBTQIA+fobia, este evento visa abordar a saúde mental da comunidade LGBTQIA+, oferecendo um espaço de discussão e apoio e ocorrerá a partir das 8h30, no CAPS AD III, localizado na Avenida Ephigênio Salles, 5 – Conjunto Jardim Espanha, Aleixo, zona centro-sul de Manaus.

Entre os palestrantes confirmados estão figuras de destaque nacional, como o ativista e antropólogo Francisco Nery, a assistente social Thais Tarabossi e a psicóloga Ruth Corrêa. Todos são especialistas em questões de gênero e representantes de organizações não governamentais que lutam pelos direitos humanos.

Segundo Francisco Nery, a presença de todos é fundamental para fortalecer a mensagem de que a discriminação não tem lugar em nossa sociedade. “Ao participar destes eventos, os cidadãos de Manaus têm a oportunidade de mostrar seu apoio à causa e contribuir para a construção de um mundo mais justo e inclusivo”, afirmou Nery.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui