Início MANAUS SOCIEDADE Cetam atinge a marca de mais de meio milhão de vagas

Cetam atinge a marca de mais de meio milhão de vagas

0

Em menos de quatro anos, de 2019 até o momento, foram ofertadas 501 mil vagas somando capital e interior do AM

Mais de meio milhão de vagas em cursos foram oferecidas pelo Governo do Estado, no período de 2019 a 2022. A marca foi alcançada por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) que oferta, gratuitamente, para a capital e os 61 municípios amazonenses, cursos de qualificação profissional, cursos técnicos e especializações técnicas.

Garantir educação profissional e tecnológica de qualidade para Manaus e todo o interior do Amazonas é uma determinação do governador Wilson Lima. E isso vem sendo seguido à risca pela direção do Cetam, que a cada oferta de novas vagas contempla candidatos da capital e dos municípios.

Somente no primeiro semestre de 2022, o Cetam chegou a 146 mil vagas. Com as 355 mil oferecidas entre 2019 e 2021, o Governo do Amazonas chega à marca de 501 mil vagas. “Esse é um número importante que demonstra, na prática, o compromisso com a ampliação da oferta de educação profissional e tecnológica”, ressalta o diretor-presidente do Cetam, Prof. Dr. José Augusto de Melo Neto.

De acordo com ele, os cursos do Cetam oportunizam mudança de vidas por meio da qualificação que gera emprego e renda. “A oferta de vagas pelo Cetam foi incrementada na gestão Wilson Lima, que viu nas qualificações oferecidas pela autarquia a possibilidade de fomentar emprego e renda em Manaus e, principalmente, no interior do Amazonas.”

Em 2018, a oferta de vagas ficou em pouco mais de 174 mil. Já no ano anterior, 2017, não chegou nem a 100 mil vagas. Ficou em 92.689. A atenção dada à educação profissional e tecnológica pelo atual governo começou logo em no primeiro ano de gestão. Em 2019 foram ofertadas 127.856 vagas.

Guia Metodológico – Em 2020, ano em que iniciaram os casos de Covid-19, mesmo com todas as limitações sanitárias foram ofertadas 55.203 vagas. Em 2021, no auge da pandemia, o Cetam formatou uma metodologia de ensino remoto (on-line e híbrido), possível graças à criação do Guia Metodológico do Ensino Remoto.

Neste ano foram ofertadas 172.454 vagas. E em 2022, somente nesse primeiro semestre, o governo já ofereceu 146 mil vagas. E outras mais estão sendo programadas para até o fim deste ano que, com certeza, irão estabelecer um novo recorde de atendimento.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile