Vereador de Manaus Dione Carvalho. O Capitão América das crianças cardiopatas do Amazonas,
Dione Carvalho, 39 anos, assistente social, paramédico, especializado em políticas públicas, nasceu e cresceu no bairro Nossa Senhora das Graças, popularmente conhecido como Bêco do Macedo, zona centro sul da cidade.
De origem humilde Dione foi um dos poucos de seu grupo de amigos que conseguiu se formar no curso superior. A disciplina trazida do Jiu-jitsu, que também o levou aos tatames e ringues (MMA). Quando a carreira de atleta parecia abrir portas e alimentar novos sonhos, aos 24 anos se torna pai. Em 20.03.2004 nasceu a filha com cardiopatia congênita. Depois de muitos meses em busca de ajuda no Sistema de Saúde do Amazonas, a menina foi a primeira a ser enviada a São Paulo por meio de uma ordem judicial, quando passou por duas operações.
Foi o momento em que a vida de atleta ficou para trás e quando Dione passou a se dedicar à causa. Criou a Associação de Pais de Crianças Cardiopatas do Amazonas (APACC), na qual permaneceu como presidente por 16 anos.
Em 2020, além da pandemia, Dione enfrentou a perda de tudo o que a Associação tinha adquirido, com um incêndio. Localizado na Djalma Batista, com diversos equipamentos e também um laboratório, o fogo consumiu tudo. Foi o reinicio, forçado, de tudo. Reconstrução e a decisão de conquistar uma vaga no parlamento municipal.
A vitória nas eleições 2020, com Dione Carvalho, acendeu uma luz de esperança para os associados da APACC, já que tendo sido eleito, Dione poderá ajudar de forma mais efetiva a APACC. “É minha promessa e minha causa de vida. Se fazia antes, vou fazer mais agora, porque tem muita criança viva e que muitas que ainda vão nascer, que precisarão de ajuda”, afirma o agora vereador.
Então, para quem não conhecia, já tem um breve resumo de quem seja o Capitão APACC, vereador eleito de Manaus e defensor das Crianças Cardiopatas do Amazonas.