A Câmara Municipal de Manaus (CMM) debateu, durante a 6ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (24 de fevereiro), o Projeto de Lei n.º 251/2024, que visa proibir os chamados “rolezinhos” de motos nas vias públicas da capital amazonense.
A proposta, de autoria do vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) e subscrita pelo vereador Raiff Matos (PL), tem como principal objetivo combater essa prática, que tem gerado preocupações com a segurança e a ordem pública.
Segundo Guedes, a principal justificativa para a proibição é o risco à segurança de motoristas, pedestres e dos próprios participantes.
“Os rolezinhos são uma forma de aterrorizar a população, até porque acontecem de madrugada, gerando um barulho infernal, às vezes na frente de hospitais, casas de repouso. É um transtorno absurdo, não podemos tolerar isso”, afirmou o parlamentar.
Os eventos, geralmente organizados por meio das redes sociais, reúnem um grande número de motociclistas que circulam em vias públicas, muitas vezes desrespeitando as leis de trânsito, avançando sinais e transitando em locais proibidos. Além disso, há relatos de que o barulho excessivo causado pelas motos tem afetado pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), um dos pontos levantados na justificativa do projeto de lei.
Outro fator de preocupação, de acordo com o vereador, é a possível ocorrência de supostas práticas ilegais durante esses encontros.
“Infelizmente nesses eventos também tem venda de drogas, ponto de encontro do tráfico e outros crimes por trás deles. Não estou criminalizando todos que estão ali, mas que têm criminosos no meio tem”, disse o vereador.
Fotos: Cleuton Santos e Eder França / Dicom – CMM
—
Diretoria de Comunicação da CMM
Contatos: Dicom: (92) 3303-2776 / Roberta Bindá: (92) 99114-8841 / Eliana Nascimento: (92) 99229-8987
E-mail: dircom.cmm@gmail.com