Bolsonaro vem a Manaus apoiar capitão em meio a questinamentos sobre suas contribuições para a cidade.

0
440

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem uma visita programada para Manaus nos dias 3 e 4 de maio, sexta-feira e sábado, com o objetivo de apoiar a pré-campanha de Capitão Alberto Neto, do mesmo partido, para a prefeitura da cidade.

Apesar da popularidade expressiva na região, onde conquistou 61% dos votos nas eleições de 2022, Bolsonaro enfrenta críticas pela falta de contribuições diretas ao desenvolvimento urbano de Manaus durante seu mandato. Notavelmente, seu governo foi marcado por políticas consideradas hostis à Zona Franca de Manaus (ZFM), incluindo cortes nos incentivos ao polo de concentrados, aumento da concorrência com produtos importados e ameaças de redução dos benefícios fiscais da indústria local por parte do ex-ministro Paulo Guedes.

Essas ações foram vistas como prejudiciais para a economia local, onde a ZFM sustenta cerca de 120 mil empregos na indústria, influenciando também o comércio, serviços e agricultura. A eventual eliminação da ZFM poderia resultar em significativo desemprego na região.

Durante a pandemia de covid-19, em janeiro de 2021, a gestão de Bolsonaro também foi criticada pela falta de fornecimento adequado de oxigênio para os pacientes, optando, ao invés disso, por enviar medicamentos sem eficácia comprovada como ivermectina e cloroquina.

Apesar das solicitações de apoio financeiro ao governo federal pelo prefeito de Manaus, David Almeida, essas não foram atendidas devido a divergências políticas entre os representantes locais e nacionais.

Bolsonaro, ainda assim, será recebido com respeito por grupos de motoqueiros e parte da comunidade evangélica da cidade. Seus aliados planejam apresentar-lhe importantes projetos em Manaus, como o novo aeroporto, uma realização da ex-presidente Dilma Rousseff; o Censipam, obra do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; o instituto de educação Ifam, projeto do presidente Lula; o Hospital Universitário Getúlio Vargas, ao qual Michel Temer também contribuiu; e os benefícios do programa Luz para Todos, de Lula, que transformou a vida de muitos na zona rural.

Espera-se que essa visita seja um momento de reflexão para Bolsonaro sobre as oportunidades de desenvolvimento que foram perdidas durante seu mandato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui