ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x
Belém do Pará foi apontada pela revista “Lonely Planet” como uma das melhores cidades do mundo no cenário da boa gastronomia. A revista elegeu as 15 melhores cidades para se comer, em uma classificação internacional, e a capital paraense ficou na sétima posição.
A capital do Pará foi a única cidade brasileira apontada como um dos melhores lugares do mundo para comer bem. Maniçoba e tucupi são dois ingredientes muito populares da região que foram destacados pela reportagem.

Maniçoba (Foto: Agência Pará)
Belém é a 7ª da lista, confira:
- Ho Chi Mich City (Vietnã)
- Kuala Lumpur (Malásia)
- Bangkok (Tailândia)
- Lucknow (Índia)
- Naiper (Nova Zelândia)
- Lima (Peru)
- Belém (Brasil)
- Palermo (Itália)
- Lyon (França)
- Porto (Portugal)
- Tbilisi (Geórgia)
- Bristol (Inglaterra)
- Charleston (EUA)
- Buffalo (EUA)
- Marrakesh (Marrocos)
A Lonely Planet apontou técnicas e sabores tradicionais presentes na comida da cidade, oriundos da miscigenação entre portugueses, africanos e indígenas. Segundo a revista, isso oferece ao mesmo tempo “aprendizado e prazer aos sentidos” a partir da experiência com a comida.
O texto chama atenção para chefes renomados, como Thiago Castanho, presente no município que tem uma projeção internacional para sua culinária.
Belém já é considerada pela Unesco como “Cidade Criativa da Gastronomia” desde 2015, sendo uma referência mundial nesse quesito. A cidade passa a integrar uma rede de cidades que buscam desenvolvimento de maneira sustentável e de modo socialmente justo desde então.
Fonte: ICL Notícias