Início ALEAM Aumento do número de deputados federais e estaduais repercute na Assembleia Legislativa...

Aumento do número de deputados federais e estaduais repercute na Assembleia Legislativa do Amazonas

0

 

A Sessão Plenária desta quarta-feira (2), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), teve como assunto principal o resultado do Censo Demográfico 2022, que reconfigurou o número de habitantes brasileiros, tornando o Amazonas apto ao aumento do número de deputados estaduais e federais.

O deputado Dr. George Lins (União Brasil) teve a iniciativa de levar o assunto ao plenário Ruy Araújo afirmando que o aumento do número de vagas no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa é uma demanda antiga do estado.

O parlamentar explicou que está em tramitação em Brasília  o Projeto de Lei Complementar nº 148 de 2023, que propõe a alteração das bancadas, conforme o Censo 2022. “Esses números do Censo não só influenciam na distribuição de recursos da União aos Estados e Municípios, como no aumento do número de cadeiras na Câmara dos Deputados e, consequentemente, na Aleam, pois de acordo com o Censo, o número de deputados federais passaria de oito para dez e aqui na Aleam, de 24 parlamentares estaduais para 30”, explicou Lins, que acrescentou isso ser uma questão de justiça para o Amazonas.

Em aparte, o deputado Rozenha (PMB) disse que o tema é pertinente e afirmou ser muito difícil que as bancadas do Nordeste votem a favor da perda de cadeiras.

“É uma luta que, no voto, é muito difícil de conquistar. O aumento do número de deputados estaduais contribuiria muito para a representatividade, em se tratando da extensão territorial do Amazonas”, afirmou.

O presidente da Aleam, Roberto Cidade (União Brasil) disse ser extremamente necessário haver tal mudança, por entender que o maior estado da Federação precisa de uma maior representação.

“Temos de ser otimistas, mas coerentes. Sabemos que estados como o Rio de Janeiro e Bahia terão que perder cadeiras e não abrirão mão disso, por isso temos que encampar essa luta”, defendeu.

O deputado Adjuto Afonso (União Brasil) afirmou que o Amazonas é prejudicado pelo fato da distribuição ser desigual, visto que a população amazonense aumentou.

“Em 2013, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entendeu que era necessário haver comprovação do aumento da população, o que ocorreu com o Censo 2022. É preciso iniciar um movimento novamente em busca dessa reparação”, conclamou.

Complexo Viário

O deputado Adjuto Afonso também relatou sobre a visita às obras do Complexo Viário Anel Leste.

“Acompanhei uma visita ao local, acompanhando o governador Wilson Lima, que foi fazer uma inspeção nas obras. Esse Anel Viário  facilitará muito o trânsito de Manaus. Constatamos a importância dessa obra estruturante, facilitando a vida de quem transita da zona Leste em direção à saída da cidade, pela AM-010 ou BR-174”, elogiou.

Festival Folclórico

Elogiando a realização e sucessos dos Festivais Folclóricos do Amazonas, o deputado Abdala Fraxe (Avante) disse que o 65º Festival Folclórico do Amazonas, com mais de 150 grupos se apresentando e público de mais de 160 mil pessoas em duas semanas de apresentação, foi um sucesso.

“É preciso que a gente ressalte o empenho, tanto da Manauscult, quanto da Secretaria de Cultura do Amazonas, para fazer desse festival o maior já realizado”, disse.

Presidente Roberto Cidade defende proposta que prevê aumento no número de deputados federais pelo Amazonas

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile