Astrônomos descobrem um planeta único que pode orbitar três estrelas ao mesmo tempo

0
35

Já imaginou um planeta orbitando não apenas uma, mas três estrelas simultaneamente? Parece cena de ficção científica, mas essa é uma possibilidade real que astrônomos têm investigado nos últimos anos.

A descoberta foi feita no sistema GW Orionis, localizado na constelação de Órion, a cerca de 1.300 anos-luz da Terra.

GW Orionis é um sistema estelar triplo cercado por anéis de poeira. Esses anéis possuem uma lacuna peculiar que despertou a curiosidade dos cientistas.

Um estudo publicado noMonthly Notices of the Royal Astronomical Society, em 2021, sugere que essa lacuna pode ser causada por um planeta gigante gasoso, semelhante a Júpiter. Se confirmado, esse será o primeiro planeta já encontrado orbitando três estrelas.

Segundo os Astrônomos, o anel interno oscilante pode conter um planeta jovem. (Crédito da imagem: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO), S. Kraus & J. Bi; NRAO/AUI/NSF, S. Dagnello)

Uma nova abordagem para a formação de planetas

A formação de planetas em sistemas estelares complexos como o GW Orionis é um quebra-cabeça fascinante. Segundo Jeremy Smallwood, principal autor do estudo e recém-formado Ph.D. em astronomia pela University of Las Vegas, Nevada, a descoberta reforça as teorias sobre como os planetas se formam.

É realmente emocionante porque torna a teoria da formação de planetas muito mais robusta. Isso pode significar que a formação de planetas é muito mais ativa do que pensávamos, o que é bem legal”, afirmou Smallwood.

Usando o radiotelescópio ALMA, localizado no Chile, os pesquisadores observaram três anéis de poeira ao redor de GW Orionis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui