Aparecida é a grande campeã. Dragões do Império subiu e A Grande Família ganha reconhecimento publico ! Carnaval 2023 !

0
975

A Mocidade Independente de Aparecida foi eleita campeã do Carnaval de Manaus, com 268,7 pontos, após apuração realizada no Centro de Convenções Gilberto Mestrinho, o sambódromo, nesta segunda-feira, 20/2. A agremiação propôs reflexão com o enredo “Vitae – a essência, a seiva, a fonte”, destacando a importância da água na existência da vida, durante o Desfile Oficial das Escolas de Samba de Manaus.
É o 24º título da Soberana, maior campeã do Samba amazonense.

 

 

 

 

 

 

 

Feliz com o resultado, o presidente da Mocidade Independente de Aparecida, Luiz Pacheco, ressaltou o trabalho, amor e paixão empregados por todos os envolvidos na conquista da vitória. “Aparecida, mais uma vez, fez o seu dever de casa”, destacou.

Neste ano, a Aparecida trouxe o enredo “A Essência… A Seiva… A Fonte… Vitae”. A verde e branco levou o folião a uma viagem à formação do planeta Terra, ressaltando a importância da água na existência da vida. A agremiação adentrou na avenida com a alegoria “Planeta Água a Girar – O Tempo Não Para”, com um telão em LED, interagindo com a comissão de frente.

Presidentes de outras escolas de samba acusaram Pimentel de tentar “ludibriar” a Ceesma (Comissão Executiva Das Escolas De Samba De Manaus) para que a Reino Unido não fosse penalizada por estourar o tempo. Em discussão acalorada, dirigentes da Andança de Ciganos afirmaram que o protesto de Pimentel era “maldoso” e “ilegal”.

Primos da Ilha ficou em último lugar e disputará o grupo de acesso A no ano que vem.

SAIBA MAIS SOBRE A MAIOR CAMPEÃ DO CARNAVAL AMAZONENSE, CLICANDO AQUI

Festa:
Após a declaração oficial de mais uma vitória da GRESMI APARECIDA, a alegria tomou conta da nação verde e branca do centro da cidade. O Presidente da agremiação Luiz Pacheco , que já havia se pronunciado rapidamente , retomou a palavra e fez o convite para que todos ocupassem a quadra da Escola e participassem de uma grande festa.

Em seguida, Pacheco aproveitou para agradecer todo staff da escola de samba, pelo trabalho coordenado  que resultou no 24º título de sua história.
“Estão todos de parabens e eu só tenho a agradecer pela dedicação de todas as pessoas que contribuíram para chegarmos a esse momento”, enfatizou.

Sem perder tempo, Pacheco aproveitou a oportunidade para falar sobre a disputa, “Acirrada” em sua opinião e enaltecer o trabalho desenvolvido na Escola de Samba A GRANDE FAMILIA, que terminou a apuração em segundo lugar.

“Em nome do presidente Gilberto, quero parabenizar a  A GRANDE FAMILIA, que veio pra avenida sem ter recebido nenhuma verba e fez um desfile magnifico. Gilberto, você é um guerreiro !” , parabenizou o Campeão.

A Festa no Centro de Manaus teve inicio as 17h e se estendeu até a madrugada.


Vice-campeã, A Grande Família desfilou o enredo “Eirunepé – O cordel amazônico”. A corrente migratória de nordestinos que se tornaram soldados da borracha no interior do Amazonas fundando, entre outros, o município de Eirunepé foi contada pela escola.

A História de Eirunepé foi contada em 21 alas, com três carros alegóricos: “Um cordel de amor”, “Seringal Eiru” e “Eirunepé, a Joia da Floresta”. Um módulo alegórico na forma de um barco de recreio com o nome Comandante Amazonino foi incluído, em homenagem ao recém-falecido ex-governador Amazonino Mendes, um dos mais célebres filhos de Eirunepé. A bateria se fantasiou de “Barões da Borracha” para comandar o desfile com seu ritmo contagiante.

Em segundo lugar, com 268.5 pontos ficou A Grande Família, cujo samba enredo foi “Eirunepé – Um Cordel Amazônico”. Com a mesma pontuação, mas em terceiro lugar, ficou a Reino Unido da Liberdade, que levou o enredo “Bate forte o tambor, ‘furiosa’. Eu quero é Tic-Tic-Tac! A Reino Unido abre as cortinas para Zezinho Corrêa”. Em último lugar, com menor pontuação, a Primos da Ilha, que deve descer para o Grupo de Acesso A.

Entre os critérios avaliados pelos jurados, estão enredo, samba-enredo, mestre-sala e porta-bandeira, evolução, alegoria e adereços, harmonia, fantasia, comissão de frente e bateria.

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Reino Unido da Liberdade, que ficou em terceiro lugar, emocionou o público ao homenagear um ícone da cultura amazonense com o enredo “Bate forte o tambor, Furiosa! Eu quero é Tic, Tic, Tac! A Reino Unido abre as cortinas para Zezinho Corrêa”.

A vida, obra e trajetória artística de Zezinho Corrêa, que foi uma das vítimas da pandemia de Covid-19, foram retratadas em 27 alas e três alegorias: “Vestido de luz – O menino iluminado”, “O sonho em cena – Teatro (Tesc/ Sesc)” e “O Apogeu – Zezinho vive em nós. Bate forte o tambor!”. A bateria Furiosa ditou o ritmo que embalou os cerca de 3.200 componentes da escola.

Veja a pontuação de cada escola:

1º – Mocidade Independente de Aparecida: 268,70

2º – A Grande Família: 268,50

3º – Reino Unido da Liberdade: 268,50

4º – Andanças de Ciganos: 267,30

5º – Vila da Barra: 267,30

6º – Vitória Régia: 267,20

7º – Unidos do Alvorada: 265,40

8º – Primos da Ilha: 265,00

de AMAZONASATUAL

Apoio

Dezessete escolas de samba foram contempladas pelo Edital de Chamamento Público Nº 020/2022 da Manauscult, que destinou o apoio financeiro no valor de R$ 2.229.541,60 ao Desfile Oficial do Carnaval de Manaus em 2023. Este ano, o repasse foi feito antes do desfile, e com um reajuste de mais de 20%.

 Acesso

A Dragões do Império assumiu a liderança do Grupo A, levando para a avenida o enredo “Bosquinho Poeta – A estrela poética de um sonhador, hoje reina na Dragões do Império”. A agremiação conquistou 268,6 pontos válidos e volta a desfilar no Grupo Especial do Carnaval de Manaus no ano que vem.

O presidente da escola, Carlos Silva, tomado pela emoção, dedicou o prêmio aos colaboradores e integrantes da Escola de Samba. “É muito bom voltar a ser especial. Eu dedico a vitória a toda minha diretoria e todo mundo que ajudou, ao Bosquinho Poeta, a minha esposa e todas as pessoas que se eu for citar nomes vai ficar difícil. Estamos trabalhando desde julho, viajamos duas vezes para São Paulo para comprar material. Foi um planejamento muito grande. É um sentimento de alegria. São Jorge está em festa”, destacou o presidente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O vice-presidente da campeã do Grupo B, Unidos da Cidade Nova, Nestor Bendelack, também era só felicidade com o resultado. Com 267,7 pontos válidos e com o enredo “Cidade Nova é fogo e justiça, Xangô no reino do Norte”, a escola conquistou o primeiro lugar do Grupo B, e subiu para o Grupo de Acesso A.

Em seu discurso de agradecimento, Nestor Bendelack, dedicou a vitória a todos os membros da agremiação que partiram devido à pandemia de Covid-19. “Estamos homenageando o Pai Antônio e a todos os irmãos que partiram nessa pandemia, perdemos muitos amigos e colegas. Estamos orgulhosos de levar para nossa escola mais um troféu”, descreveu o vice-presidente.

— — —

Texto – Emanuelle Baires / Manauscult
Foto – Márcio James/ Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa

Em anexo

— — —

MANAUSCULT – Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos

Assessor Responsável: Emanuelle Baires – (92) 98185-5476

E-mail: comunica.manauscult@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui