A imagem é da margem do Rio Negro, um dos maiores rios do mundo. Mas se observado apenas o corte em destaque vermelho, a imagem amazônica pode perfeitamente ilustrar um conto africano à margem do Rio Nilo
Os distúrbios vivenciados pelas populações amazônidas nos últimos anos nos trazem à mente as inúmeras teorias de que Aqui já foi mar, ali já foi oceano, Atlântida, etc…
A desertificação temporária de diversos caudalosos rios e igarapés e a morte de milhões de milhões de peixes não são os únicos sintomas de uma reação do Planeta Terra a tantas agressões.
Há quem pense que essas mudanças ocorrem de tempos em tempos, levando quase que ao fim a humanidade, que após uma destruição quase que completa precisa reiniciar todo o ciclo de desenvolvimento. Nesse ponto, as descobertas das antigas civilizações, com conhecimentos avançadíssimos e capacidades tecnológicas inquestionáveis, enfatizam a necessidade de reflexão e melhor entendimento sobre o Planeta Azul.
A mais nova revelação da Ciência indica que os oceanos avançarão e por conta disso inúmeras cidades e povoados deverão sucumbir para as aguas, pois não ha como conter a subida do nível dos mares.
A humanidade , que deveria estar em árduo trabalho por sua própria sobrevivência, está em guerra plena e crescente, povos contra povos, consumo contra natureza, riqueza contra pobreza, razão contra orgulho, necessidades contra impedimentos…
A Amazônia, pelos dois últimos anos, está africanizando. Nossas estações, cada vez mais intensas e severas, exigirão cada vez mais esforços para sobrevivência.
No Amazonas um dos alívios seria BR-319, que por capricho de alguns deixa em desgraça milhares. Afinal de contas, o impedimento dessa obra de RESTAURAÇÃO conseguirá evitar a tragédia em curso ? Ou é apenas uma imposição orgulhosa de ambientalistas que não encontram nem na Presidência da República a reação necessária para ceder ?
A Amazônia está cedendo, mas os orgulhosos ambientalistas continuam em suas infelizes afirmações de que uma estrada aniquilará o maior ecossistema do mundo.
E como diz a melodia da musica Sobradinho, de Trio Nordestino:
-…O Sertão vai Virar mar
Dá do coração
O medo que algum dia
O Mar Também vire Sertão…”
Opinão
Por Nailson Castro – Jornalista