ALEAM : Projeto proíbe Governo de contratar empresas cujos donos sejam parentes de secretários

3
203

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou nesta quarta-feira (9) o Projeto de Lei nº 300/2020 que proíbe o Governo do Estado de contratar empresas cujos donos ou sócios sejam parentes até segundo grau dos secretários de Estado.

O objetivo é evitar o favorecimento de empresas cujos donos tenham ligação com representantes do governo.

O projeto foi criado pelos deputados Fausto Jr (PRTB), Delegado Péricles (PSL), Wilker Barreto (Podemos), Serafim Corrêa (PSB) e Francisco Gomes (PSC), que compõem a CPI da Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas.

Além de proibir a contratação de empresas, o projeto veta a nomeação de secretários cujo cônjuge, parente consanguíneo ou de linha direta até o segundo grau prestem serviços ou vendam produtos ao Estado.

Segundo o projeto, a empresa que for flagrada descumprindo a lei será punida com a rescisão do contratado, enquadrada em infração por justa causa. A regra vale tanto para donos de empresas, como para sócios.

De acordo com o autor do projeto, deputado Fausto Jr, a medida visa dar transparência aos contratos fechados pelo Governo do Estado, evitando que parentes ou cônjuges de secretários tenham privilégios na administração pública.

“Para ter contratos com o Governo, os empresários não podem ter parentesco com secretários”, explica Fausto. “A medida também vale ao contrário, proibindo a nomeação de secretários que tenham parentesco com donos de empresas”, acrescentou.

 

Gabinete do Deputado Fausto Jr. (PRTB)

Texto: Assessoria do Deputado

Hugo Bronzere (92) 99239-6271

Foto: Noa Magalhães

3 COMENTÁRIOS

  1. Usually I do not read article on blogs, but I would like to say that this write-up very forced me to try and do it! Your writing style has been surprised me. Thanks, very nice post.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui