Início MANAUS SOCIEDADE AJUDA : Centro de Formação Vida Alegre, fundado por Irmão Adonai,...

AJUDA : Centro de Formação Vida Alegre, fundado por Irmão Adonai, busca donativos para continuar os trabalhos sociais

0

A Escola Estadual Irma Adonai Politi ( Centro de Formação Vida Alegre)  oferece para as crianças da comunidade a estrutura necessária para o conforto e desenvolvimento educacional dos seus alunos, como por exemplo: Internet, Banda Larga, Refeitório, Biblioteca, Quadra Esportiva Coberta, Laboratório de Ciência, Laboratório de Informática, Sala de Leitura, Auditório, Área Verde, Sala do Professor e Alimentação.  A Escola foi formada por uma freira conhecida como IRMÃDONAI, mas que se chamava na verdade IRMÃ ADONAI.


Quem foi Irmã Adonai Politi, tão amada na cidade de Tefé, Interior do Amazonas e em Manaus.

Turca de nascimento(em 24/05/1917), judia de família, Franciscana Missionária de Maria veio para o Amazonas.   De personalidade fortíssima,  idealista e com desenvolvida sensibilidade humana foi enfermeira, medica, conselheira espiritual, parteira, curandeira,  tutora, professora ao mesmo tempo em que pregou  a palavra de Deus no coração da Amazônia, Cidade de
Tefé, a 560 quilômetros de Manaus, município no qual exerceu grande influencia e ajudou a desenvolver.

Vindo pra Manaus nos anos de 1980, e na inquietação continua de construir uma sociedade menos desigual, em 1986 fundou no Bairro Vila da Prata a Escola Vida alegre, que mais tarde, se tornou uma OSC Centro de Formação Vida Alegre, que desenvolve, até hoje, intenso trabalho junto às famílias carentes.

Produtos esquecidos podem fazer a felicidade de alguém

O Centro de Formação Vida Alegre, localizado no bairro Vila da Prata, está aceitando donativos para o bazar. São bem-vindas roupas (masculina, feminina e infantil), de cama, mesa e banho, assim como sapatos, brinquedos e eletrodomésticos em bom estado.

Os produtos serão vendidos a preço abaixo do valor de mercado para a comunidade, composta por pessoas de baixa renda. O montante apurado será empregado no custeio das atividades do centro, que oferece reforço escolar, aulas de balé, de capoeira, de música e natação, assim como cursos profissionalizantes para a comunidade.

O trabalho, iniciado em 1985, tem afastado crianças e jovens da criminalidade e propiciado aos adultos o aprendizado de atividades rentáveis, que diminuíram o número de mendigos no bairro e deram esperança de um futuro melhor.

A assistente social Ana Maria pode buscar os donativos: (92) 981122484 ou dar informações de como entrega-los.


 

Nossa História 

Nossa história começa no ano de 1986 e tem por cenário a faixa de terra norte do bairro São Jorge, hoje denominada de Vila da Prata. Na década de 1970, com o advento da Zona Franca de Manaus, o bairro foi ocupado por pessoas oriundas do interior do Estado do Amazonas e também de outros estados como: Pará, Acre e estados nordestinos.

Vendo o alto índice de analfabetismo dos moradores e a necessidade de construção de uma creche para crianças, onde essas pudessem ter um desenvolvimento educativo e social, surgiu à ideia de construir uma escola que atendesse essas duas necessidades básicas.

Em 1984 chega a Manaus, especificamente para trabalhar no referido bairro, Irmã Adonai Politi, Freira Franciscana e de nacionalidade Turca. Irmã Adonai deu continuidade a obra iniciada por Irmã Nair e Pe. João.

Nesta ocasião aconteceu a vinda para Manaus de Mme. Thereza Tourneminne, senhora de nacionalidade francesa e na época presidente da entidade francesa Appel Détresse Procurada por Imã Adonai, Mme. Thereza Tourneminne resolveu fazer uma visita à comunidade da Vila da Prata e percebendo o alto índice de vulnerabilidade social dos moradores, colocou-se a disposição para ajudar na construção da escola.

Madame propôs a Irmã Adonai que administrasse o dinheiro que enviava da França para a manutenção da obra. Aceitando esse desafio, Irmã Adonai teve como primeiro trabalho reunir toda a comunidade para uma reunião cuja pauta principal era que a escola deveria funcionar em prédio próprio e todos os presentes concordaram com a proposta. A principal tarefa deliberada a todos foi de procurar um terreno para que a escola fosse construída imediatamente.

O nome Vida Alegre, foi dado por Mme. Thereza Tourneminne à primeira escola do bairro que originou-se a partir do momento em que ao ver crianças brincando às margens dos igarapés, perguntou a elas se gostariam que existisse no uma escola. Vendo a alegria estampada no rosto de cada uma, teve a ideia da escola chamar-se Vida Alegre.

Hoje a então escola Vida Alegre que iniciou seus trabalhos com apenas duas salas de aula, está sob responsabilidade da Secretaria Estadual de Educação e denomina-se Escola Estadual Irmã Adonai Politi, homenagem feita à fundadora da primeira escola do bairro. A instituição conta com: 16 salas de aulas, sala da diretoria, sala de professores, cozinha, área coberta, quadra coberta e videoteca, tudo construído com o dinheiro vinda da França por meio de Mme. Thereza Tourneminne e administrado por Irmã Adonai.

Para manter o trabalho iniciado em 1985 e dar continuidade ao principal objetivo deste, que é a promoção humana e a cidadania através de ações assistenciais, sociais e pedagógicas, em 2001 foi reformado e adaptado parte do prédio da escola pra dar concretude ao sonho de muitos anos, a criação da ONG Centro de Formação Vida Alegre, cuja missão é desenvolver ações e programas assistenciais que contribuam ativamente para o enfrentamento das múltiplas manifestações da questão social, em cujo centro esteja a garantia da vida e dos direitos e deveres de cidadania dos usuários atendidos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile