Por Nailson Castro
Em Manaus – Na tarde desta terça-feira (25), o ex-prefeito de Coari, Adail Filho (Partido Progressista), pré candidato a Deputado Federal nas eleições de 2022, concedeu entrevista ao programa POLÍTICA E PODER, dos PORTAIS ASSOCIADOS. A programação foi conduzida pela equipe do Portal Foco Amazônico e apresentada pelo jornalista Nailson Castro. Adail Filho, que nos ultimos anos protagonizou verdadeiras batalhas com os grupos opositores no município que fica a 363 quilômetros da capital amazonense, falou sobre a trajetória política que o levou a ser um dos prefeitos mais jovens na história do Amazonas. O Campo político em Coari é muito disputado. Assumi um grande desafio em um momento bem difícil da cidade de Coari. Contei com a ajuda do meu grupo político e graças a Deus transformamos nosso município para melhor. Quando deixei a prefeitura, saí com mais de 80% de aprovação junto à população e vamos sempre nos esforçar para outros grupos políticos não mais assumam e destruam nossa cidade”, revelou.
Apesar de não ter “filho” no nome, Adail Filho herdou uma grande responsabilidade do pai, Adail Pinheiro, uma das maiores lideranças do município e outras cidades da calha do médio Solimões (Tefé, Codajás, Alvarães entre outras). “Eu diria que não é um peso, mas sim uma responsabilidade por tudo o que o meu pai já havia feito de positivo em Coari. O legado de Adail Pinheiro é grande e eu agradeço a Deus pelo oportunidade de ser colocado à prova e de ter dado conta da missão. Devo tudo ao meu pai”, enfatizou .
O ex-prefeito, filiado ao Partido Progressista, revelou que antes de disputar a prefeitura de Coari em 2016, tinha um projeto para se candidatar a deputado estadual. “Iniciei a construção da minha candidatura em 2013 para disputar em 2014, mas não concorri. Fui abraçado pelo meu partido, orientado por pessoas experientes como meu pai, como o Deputado Atila Lins que é meu padrinho de batismo e por Chiquinho Garcia que era o presidente do PP na época. Foi muito aprendizado e trabalho. Em 2016 disputamos a prefeitura ,vencemos e reiniciamos a reconstrução de Coari, uma cidade até então desfigurada pela incapacidade administrativa e falta de amor dos prefeitos anteriores. O senhor Raimundo Magalhães havia parado de pagar o funcionalismo em outubro. A equipe de transição de governo começou a trabalhar meses antes da posse. Coaria atolada em dividas, impossibilitada de celebrar convênios e a população passando necessidades. Não foi nada fácil”, relembra Adail. “Transformamos tudo aquilo num desafio e faço questão de agradecer sempre à doutora Mayara Pinheiro, que conduziu toda essa transformação na saúde de Coari. Ela foi fantástica. Vencemos juntos”, elogiou.
A TRANSFORMAÇÃO NO SISTEMA DE SAÚDE COARIENSE
Ainda sobre a missão de transformar o sistema de saúde, Adail Filho revela que o primeiro passo depois de atualizar os pagamentos de todos os funcionários, foi providenciar uma Unidade de Terapia Intensiva Móvel, para trazer os casos mais complexos para tratamento em Manaus. Depois reformar e reconstruir quase todas as unidades . “Estava tudo acabado. Refizemos tudo e sem saber o que viria em 2020, já providenciamos respiradores para Coari. Quando a pandemia chegou, já tinhamos e disso eu muito me orgulho. Aí, mais uma vez, agradecemos à doutora Mayara Pinheiro”, repetiu.
MATRIZ ECONÔMICA
Sendo Coari uma das cidades mais ricas do estado do Amazonas, invariavelmente as entrevistas das quais o ex-prefeito participa caminham para a matriz econômica. De acordo com Adail Filho, a vocação principal das cidades amazônicas é a primária, na produção de alimentos e isso precisa ser fomentado. “Hoje a principal matriz econômica de Coari é o Petróleo, mas mesmo assim o segundo município com maior arrecadação é Presidente Figueiredo, com a produção de açúcar. Então é nisso que temos que pensar. Não apenas Coari, mas a grande maioria das cidades do Amazonas, inclusive Manaus, que depende do Polo Industrial. Precisamos desenvolver matrizes econômicas utilizando o que temos, que é a Floresta Amazônica”, explanou.
ESPORTES , O MUNICIPIO E O ESTADIO DE FUTEBOL
Apesar do inicio precoce na caminha política e na administração pública, Adail Filho revela que é um praticante de esportes e que além de gostar, reconhece a importância das atividades físicas e desportivas para a sociedade. “Fui atleta campeão em Jiu-Jitsu e principalmente no Judô. Eu amo esportes e literalmente luto por isso”, defende. De acordo com o orgulhoso coariense, durante a sua administração, diversas quadras, ginásios e praças foram recuperadas, pois o descaso e a falta de manutenção deixou tais lugares impróprios para qualquer pratica esportiva.
Além dessas ações de reconstrução, novos projetos entraram na pauta dele enquanto prefeito, entre eles o Centro de Treinamento de Artes Marciais (CTAM), talvez o primeiro do Brasil, quem sabe o único. “Levamos o desporto mais uma vez para perto das famílias, para os trabalhadores e para os estudantes. Diminuímos a ociosidade de todo mundo. Os índices de criminalidade de Coari despencaram e hoje o coariense passeia pela cidade sem medo”, afirma o jovem político. “Quando eu ainda era prefeito reuni vários vereadores e fomos a Brasília. Batemos humildemente nas portas dos nossos representantes federais e uma nossas conquistas está em construção. Em breve Coari terá um estádio para acomodar 15 mil pessoas. Vamos voltar à elite do futebol Amazonas”, garantiu.
Ao ser questionado sobre o potencial da pesca esportiva em comunhão com o turismo, Adail revela que há alguns anos, uma grande reunião com os 80 maiores empresários do Amazonas foi feita em Coari. Alguns contratempos desaceleraram essa iniciativa, mas com paciência esses projetos voltarão à tona. “Temos competições de pesca esportiva com a participação dos coarienses, de amazonenses de outros municípios e de estrangeiros. Aos poucos Coari vai receber investimentos e se tornará uma potencia também nisso. Eu mesmo já participei de um torneio, mas não deixaram meu bote levar o ouro”, brincou.
VITÓRIA NA ELEIÇÃO COMPLEMENTAR DE 2021
Impossibilitado de concluir mais um mandato como prefeito por um entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Adail Filho empenhou-se em eleger outro representante do grupo político para conduzir a prefeitura de Coari. Como já havia mencionado, o clima político no municipio é dos mais quentes em todo o Amazonas. Com tranquilidade o ex-prefeito fez um breve comentário sobre a “guerra” travada no município. “A vitória do Keitton Pinheiro é um recado claro dado pela população coariense. Agora é focar no trabalho e trabalhar. Keitton é o prefeito de todos os coarienses, inclusive dos que não votaram nele. O que passou passou. Agora é olhar pra frente e enterrar essa política de ataques pessoais. Na próxima eleição pra prefeitura de Coari, se a população quiser, através do voto ela da chance a outro”, frisou.
OS RUMOS DE COARI NA ELEIÇÃO DE 2022
A vitória de Keitton Pinheiro nas eleições complementares, como o próprio entrevistado lembrou foi “uma mensagem clara” dada pela população em apoio ao grupo político vencedor do pleito, vitória essa sobre dois outros candidatos, um deles apoiado pelo Governador do Amazonas Wilson Lima. Ao ser questionado sobre a direção que Coari vai tomar em 2022, ano de eleição, a resposta foi simples. “Muita coisa ainda vai ocorrer até essa definição. Não vamos precipitar as coisas”, tangenciou.
PASSADO FORTE, FUTURO PLANEJADO
Aos 29 anos de idade e com grande experiência à frente de uma prefeitura, Adail Filho, estudante finalista do curso de direito, garante que pode contribuir de forma consistente com o desenvolvimento do Amazonas, visto que conhece os pontos fortes a serem explorados e principalmente as dificuldades pelas quais passa o interior do Amazonas. “Aqui nesses estado, temos o fator amazônico, que transforma tudo que é mais distante de Manaus em mais caro. Quanto mais longe, mais caro e mais difícil. Eu conheço as dificuldades e sei como supera-las. Amo Coari, a cidade do meu coração, mas sei que um Deputado Federal é de todo o Amazonas e por isso sou pré candidato. Será uma disputa bem difícil, contra parlamentares bem experientes e com grande aprovação popular. Mas apesar de tudo estamos prontos para o desafio de ajudar o Amazonas e isso começa com a vitória na eleição 2022”, finalizou.
Assista a entrevista completa clicando aqui