A obesidade pode desencadear o aparecimento de outras doenças

0
202

A obesidade é uma doença que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Com ela, outras doenças podem aparecer e causar sérios problemas de saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, até 2025, aproximadamente 167 milhões de pessoas estejam obesas. O sobrepeso é a consequência de um estilo de vida sedentário e um consumo exagerado de alimentos ricos em açúcar e gorduras ou condições hormonais.

Existem vários tipos de obesidade: a abdominal, que concentra a gordura no abdômen e na cintura, distribuindo-se também pelo peito e rosto, a periférica, localizada mais nas coxas, quadris e nádegas e a homogênea, onde o excesso de gordura está espalhado pelo corpo.

O excesso de gordura e o peso corporal podem desencadear o aparecimento de outras doenças, dificultando a qualidade de vida das pessoas, entre elas: diabetes, hipertensão, infarto, AVC, câncer de intestino, problemas respiratórios e depressão. Além disso, pode causar falta de ar e dor no corpo, entre outros problemas.

Conforme a nutricionista do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, Adila Almeida, conta que o estilo de vida do ambiente familiar influencia diretamente nos hábitos alimentares e nas preferências das crianças principalmente. “A prática de atividades físicas e o consumo de alimentos naturais são as recomendações para a prevenção e o tratamento da doença”, disse Adila.

Como saber se estou muito acima do peso

Existem várias formas de detectar a obesidade, a mais comum é através do cálculo do IMC. O paciente deve dividir o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros) e com o resultado conferir na tabela de acordo com o peso e o grau da doença.

Outros exames como: medição da espessura das pregas cutâneas, bioimpedância, ultrassonografia, tomografia ou ressonância magnética, medida da circunferência abdominal ou a relação circunferência abdominal/quadril avaliam a massa de gordura do corpo e a sua distribuição.

Formas de tratamento

Sempre orientada por um nutricionista, a dieta é uma das formas saudáveis de tratar a doença. Deve ser feita de forma correta e gradual preservando a saúde. Vale a pena alertar que dietas que prometem um emagrecimento muito rápido podem causar danos à saúde.

Remédios podem ser utilizados em busca do emagrecimento e no tratamento da obesidade, entretanto o uso de medicamentos só deve ser feito quando receitado pelo endocrinologista. Em casos graves, a cirurgia bariátrica é uma opção para o paciente.

Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica

Resultante da fusão entre Hapvida e a NotreDame Intermédica, em 2022,  formou-se o maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. Os números superlativos do Grupo Hapvida NDI mostram o sucesso da operação que reúne cerca de 15 milhões de clientes, mais de 65 mil colaboradores, 7 mil leitos de atendimento hospitalar e 18% de participação de mercado em planos de saúde. Presente nas cinco regiões do País, a rede própria de atendimento conta com 85 hospitais, 77 Prontos Atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Dessa fusão, apoiada em inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Informações à Imprensa

F5 Comunicação e Eventos Corporativos

Jornalista Responsável: Hugo Araújo

Telefone: (92)3223-8076

Contatos: (92)99482-9400 / (92) 98418-4118

E-mail: secretaria@f5comunicacao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui